|
ASGARDH, hell and heaven
Ridertamashii:animes,mangas,HQs,cultura POP
AS CONFISSÕES, DE SANTO AGOSTINHO.
UNIVERSO HOLOGRÁFICO, UMA REALIDADE OU FANTASIA, M...
CONTOS DE FADAS, A EVOLUÇÃO DAS LENDAS.
A PALAVRA E SEUS MÚLTIPLOS PODERES
MECANICA QUANTICA E ESPIRITUALIDADE.
O HOLOGRAMA, O Universo Holográfico - Michael Talbot
FREUD EXPLICA...
Aquecimento Mental
MEDIDOR DE CRIATIVIDADE.
COMO SER CRIATIVO, DICAS
(new age) A Conspiração Profética da Nova Era |
sexta-feira, maio 12, 2006 |
Foi com o livro do americano David Spangler, "Revelation: The Birth of a New Age", em 1976, que o tema da Nova Era se colocou de forma moderna ás gerações contestárias e ás subculturas alternativas dos países ricos de língua anglo-saxonica. A Revelação de uma nova era surgia num contexto muito específico dos anos setenta do século vinte: o da guerra fria e da ameaça do nuclear. Spangel desde muito jovem havia tido experiências espirituais de comunicação com o mundo invisível e os seus estudos antroposóficos e teosóficos, na linha de Alice Bailey, forneceram-lhe o contexto filosófico e esotérico para interpretar essas visões e transformá-las num ideário de luta espiritual e renovação ecosocial.
Foi com a sua chegada a Inglaterra em 1970 e a sua canalização de uma entidade chamada "Amor e Verdade Sem Limites", pouco depois em 31 de Julho desse mesmo ano, e a sua participação na criação da Findhorn Foundation na Escócia, que o seu ideário filosófico e espiritual ganhou raízes numa prática espiritual comunitária de cooperação com os Devas, os seres etéricos criadores do mundo material, e se estendeu ao resto do mundo. David Spangler, como Aleister Crowley, cria a premissa da chegada de um mundo novo a partir de uma revelação espiritual que lhe foi comunicada espiritualmente, mas a sua obra entrosa-se dentro da tradição gnóstica e esotérica cristã.
Partindo das leituras de Steiner e Bailey, Spangler aceita a ideia de que a Energia de Cristo tem estado a impregnar a Terra desde há duzentos anos e que o seu processo de materialização estava então acabado, tornando essa força de transfiguração acessível a todos os humanos, sem qualquer necessidade de intermediários eclesiásticos. É isto que ele chama a Segunda Chegada de Cristo nas suas eloquentes palavras: "ele caminha entre nós, embora vestido de energia etérica, e a sua presença acelera a vida etérica e espiritual de todos aqueles que se possam abrir numa atitude de paz e amor e, em resposta, erguer-se ao seu nível". Esta chegada da Força Crística acontece no plano etérico, o plano das Forças de Vida, que na Hierarquia Angelica dos universos corresponde àquela que se sucede ao do próprio mundo material e é responsável por todos os fenómenos de fertilidade terrestre.
Desta maneira a força Crística tornava-se também o motor de uma ecologia sagrada e de uma nova maneira de viver. Num mundo em pleno terror quanto á escassez dos recursos do planeta, em plena poluição ecológica e sob o desafio da guerra nuclear, surge uma nova geração que acredita que está eminente uma transformação da Terra. Contudo essa transformaçao só se tornará possível através da cooperação humana consciente com as forças Dévicas. A comunidade de Findhorn torna-se um sucesso, mas também o motivo de polémicas: construída numa zona de areias, onde era impossível a prática da agricultura, Spangler e os seus ecologistas místicos conseguem através de processo meditativos de cooperação dévica criar um jardim de abundância, com os seus pomares e os seus jardins que fascinaram os agrónomos mais incrédulos.
A data de 1967 é considerada desde então como a data da emergência da Era de Aquário, baseada em premissas meramente convencionais da astrologia. No entanto, muitos destes místicos e ecologistas centrados na antroposofia pensam que esta data é apenas o impulso gestativo que preparou a verdadeira emersão do Aguadeiro na Convergência Harmónica de 16 e 17 de Agosto de 1987, data aliás curiosa porque celebratória da Deusa Diana no antigo calendário romano. Muitos new-agers não acreditam na chegada do Aguadeiro nesta data, como Jean Houston e muitos dos wiccans, como Vivianne Crowley ou Szuanna Budapeste, são unanimes em declarar que a chegada da Era do Aquário ainda está para muito tarde. Isso não impediu que muitos destes wiccans, também escritores, usassem o paliativo new age nos títulos dos seus livros para entrosar o movimento wiccan num novo espirito de religiosidade ressuscitadora do paganismo, tal como a própria Vivianne Crowley e Marian Green fizeram.
Em todos os casos, seja o esoterismo novo-pagão ou novo-cristão, a Nova Era é considerada um novo despertar da Terra e da Consciência Clarividente, de tal forma que o velho mundo ocidental, racionalista e materialista, se desmoronaria gradualmente sob o "efeito dominó", que se torna famoso então, entre os cientistas e místicos new age, pela designação de "efeito de massa critica". Spangler regressa poucos anos depois em 1973 aos Estados Unidos, mas será o seu livro que fará emigrar a suas ideias para os campus universitários e as comunidades alternativas, muito mais do que o seu regresso à terra natal americana. |
posted by iSygrun Woelundr @ 12:26 da tarde |
|
|
|
iHELL, a cidade do pecado! |
iHELL, A CIDADE DO PECADO(canal de tecnologia)
iMOTOKO, um futuro pleno de tecnologia
KINEMA, artes e espetáculos
iAPLEE, o mundo da maçã
iCHINACELL, tecnologia móvel chinesa
BIBLIOTECA ON LINE
MOMENTO POLÍTICO
PIADAS
Ridertamashii
|
ultimas UNIVERSO ASGARDH |
AS CONFISSÕES, DE SANTO AGOSTINHO.
UNIVERSO HOLOGRÁFICO, UMA REALIDADE OU FANTASIA, M...
CONTOS DE FADAS, A EVOLUÇÃO DAS LENDAS.
A PALAVRA E SEUS MÚLTIPLOS PODERES
MECANICA QUANTICA E ESPIRITUALIDADE.
O HOLOGRAMA, O Universo Holográfico - Michael Talbot
FREUD EXPLICA...
Aquecimento Mental
MEDIDOR DE CRIATIVIDADE.
COMO SER CRIATIVO, DICAS
|
|
REPORTAGENS ARQUIVADAS MÊS |
|
|
PROGRAMAS DE AFILIADOS: PARA TER ANUNCIOS EM SEU SITE OU BLOG |
|
|